top of page

Renato Ladeira

15 de Maio de 2012

       Voltamos com mais uma entrevista inédita, como vocês devem ter percebido, tivemos que fazer mais uma página para as entrevistas, pois não havia espaço na página anterior. Dessa vez o entrevistado é o produtor de alguns dos discos lançados no Brasil, Renato Ladeira, produziu Lps  de Changeman, Jaspion, Jiraiya, Lion Man e Power Rangers, além de produtor Renato também é cantor e juntamente com Roberto Lly cantou alguns temas de Tokusatsu, tais como Jiraiya (Abertura e Encerramento) e Changeman (Todas as músicas) também há casos em que Renato Ladeira aparece como Back Vocal em alguns temas dos super heróis japoneses. abaixo confiram a entrevista inédita, jamais feita por nenhum site relacionado.

TSBT - Olá Renato, é um prazer em poder fazer essa entrevista tão importante para nós fãs de Tokusatsu. Gostaria que você respondesse algumas perguntas sobre essa época de ouro na Tv Brasileira.

TSBT - Como você  começou sua carreira como músico e produtor ?

 

Renato - começei a tocar com 13 anos de idade, junto com o meu irmão, no grupo "The Bubbles" que mais tarde virou "A bolha" . A carreira de produtor musical começou em paralelo ao grupo "Herva doce" nos anos 80, mas após o término da banda comecei a produzir para gravadoras e depois também fui produtor de trilhas de novelas na Globo. Além disso, compus e produzi trilhas para cinema e comerciais.

TSBT - Como surgiu a idéia de fazer as versões em português das músicas dos seriados Japoneses ? Nessa época você trabalhava fazendo algo desse tipo ?

Renato - Eu fiz muitas produções para o Mariozinho Rocha na Polygram. Quando ele foi para a Globo, me levou junto. E, não me lembro exatamente o ano, ele me indicou para o dono da Top Tape para fazer uns trabalhos. Era o primeiro, Jaspion, que ele já tinha as bases das músicas prontas e pediu para que eu fizesse as letras em português e gravar o disco. Eu e o Roberto Lly que produziu comigo, chamamos o baterista da última formação do Herva Doce, o Fred Maciel para cantar e ele topou na hora. Já o coral (os vocais) coube a mim e ao Roberto. Eu já fazia versões de músicas há algum tempo, e curti muito o trabalho. 

 

TSBT - Quando participou desse trabalho com as músicas, você assistiu aos episódios das séries ?

Renato - Claro, era um fã dos seriados japoneses. Apredi a gostar com o National Kid.

 

TSBT - Como foi selecionar os cantores para cada tipo de trilha ? Foi você mesmo quem fez o convite ? Explique um pouco quais cantores participaram dos discos.

 

 

Renato - Dependia muito do momento. Em seguida, nos foi encomendado o Changeman, que deu um trabalho maior porque não tínhamos as bases originais, tivemos que regravá-las, além de fazer as versões e os arranjos, guitarra, etc. Por isso mesmo, no changeman, eu e Roberto cantamos no disco todo. Ora um aparecia mais, ora era o outro.

 

TSBT - Como foi fazer o vocal de Changeman ? Você já conhecia o cantor original Japonês (Hironobu Kageyama), já escutou algo dele ?

Renato - Foi muito legal. Changeman é um dos que mais gosto. Não, não conhecia nada dele, nem tinha escutado nada antes disso.

TSBT - Já ouviu alguma música Japonesa ? Conhece o trabalho de algum cantor ou banda ?

Renato - . Conheço a banda Kitaro e o compositor de trilhas sonoras Hitoshi Sakimoto.

 

TSBT - O que você acha dessa nova mania da "garotada", tanto jovens como adultos, curtir essas séries e suas respectivas músicas, depois de tanto tempo ?

 

òoyu

Renato - Ótimo. isso siguinifica sabedoria e cultura músical.

TSBT - Como foi a repercussão ​ná época em que gravou as músicas do Changeman ? Você contava para os seus amigos que era o responsável pela adaptação das músicas ? Como eles encaravam ao saber dessa notícia ?

Renato - Não teve muita repercussão, eu acho. Nunca tive vergonha do que faço. Se faço, é porque amo o que faço. Nunca soube de ninguém que não tenha gostado.

Galera por hoje é só ! mas a entrevista ainda não acabou, em breve a 2ª parte da entrevista será postada aqui em baixo. Aguardem mais novidades ...

 

14, junho de 2012

          Estamos de volta com a 2ª e última parte da entrevista com Renato Ladeira, confira abaixo como foi.

TSBT - O que tem feito atualmente ? Porque parou de fazer esse tipo de trabalho com adaptações de trilhas sonoras ?

 

 

Renato - Trabalhei durante dez anos compondo trilhas para novelas na Tv Globo, já compus trilhas e jingles para comerciais. E ganhei um prêmio por melhor trilha sonora do filme "1972". Não tenho feito adaptações. Mas, é só convidar, que estou à disposição.

 

 

TSBT - Sente orgulho em ter participado de todos esses discos, tanto como cantor e produtor ?

 

Renato -  Me orgulho de tudo o que eu faço, até gostaria de ter feito mais.

 

 

 

 

 

TSBT - Ná época, as músicas foram lançadas em Lp, você não sente vontade de presentear os fãs com uma regravação de Changeman com a sua voz a atual e com a qualidade que existe hoje de áudio? Quem sabe postar na internet par nós fãs baixarmos... !

Renato - Honestamente, nunca pensei nisso. Acho que o definitivo já foi feito, nunca sairá igual.

 

TSBT - Na época, você imaginava que essas séries fariam tanto sucesso e trariam tanta repercussão ?

 

 

Renato - Na época elas já explodiam de sucesso, desde o National Kid. E achei uma ótima idéia ter essas trilhas gravadas em português também, teríamos uma maior compreensão.

TSBT - De todos os discos de você trabalhou como produtor ou como cantor qual foi o que teve mais êxito, o que mais vendeu nas lojas Brasileiras ?

Renato - Nunca tive acesso a esse tipo de informação.

TSBT - Você cantaria as músicas do Changeman ao vivo se caso fosse convidado para fazer um show em algum evento de animação japonesa ? se sim, pode deixar contatos para show ?

Renato - Seria uma coisa a se pensar. Podemos conversar.

 

 

TSBT - Para finalizar, deixe um recado para os fãs de Tokusatsu e seriados japoneses em geral, que curtiram o seu trabalho e ainda guardam com carinho essas músicas que juntamente com as séries fizeram parte da nossa infãncia e continuam fazendo parte das nossas vidas até hoje.

Renato - Acredito que toda pessoa que gosta de alguma coisa antiga que marcou sua vida, e que, de alguma forma, mantém ela viva no seu coração, da maneira que for, é uma pessoa especial. Essa pessoa ama a cultura, e isso é um dos alicerces de um país. Apesar de serem séries japonesas, elas fizeram parte da infãncia de muitos brasileiros. Nos influenciaram e nos incentivaram nas nossas vidas, afinal foram os nossos heróis.

 

TSBT - Renato muito obrigado pela sua atenção, é um prazer muito grande em poder estar tendo essa conversa com você e saber mais dessas séries que são tão queridas entre os brasileiros , quero dizer que o seu trabalho foi muito importante para nós, e teve uma importância muito grande para a cultura brasileira. Até a próxima ! abração !!

Renato - Muito obrigado e um abraço a todos.

bottom of page